QUEM SOU EU

Minha foto
Formação em Pedagogia, UFPA e pós-graduada em Informática na Educação - UEPA. Atuando na Rede Municipal e Estadual de Educação em Castanhal/Pa

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Congresso Internacional de Educação.



Estive participando do evento no Centro de Convenções Hangar em nossa maravilhosa capital Belém/PA. Foi de grande valia para minha carreira profissional, ou seja, minha atuação pedagógica nas escolas do qual trabalho como Coordenadora Pedagógica.
Foi espetacular... um show de conhecimento e troca de saberes face a temática abordada sobre Competências na Educação. O que mais me chamou atenção foi a palestra do Conferencista professor Nilbo Ribeiro Nogueira que nos instigou a refletir, ou seja, repensar a prática pedagógica nas escolas com trabalhos voltados a projetos. Suas orientações e dicas sobre como melhor avaliar e desenvolver os projetos com nossos alunos; sejam eles de ensino fundamental ou médio.
Segundo o conferencista os Projetos Didáticos na escola devem ser planejados a fim de solucionar, ou seja, sanar determinado problema que os alunos junto aos professores devem trabalhar em busca da solução para tal.
Em um segundo momento sua palestra direcionou-se ao campo das competências que vislumbram uma educação que prima à emoção dos alunos numa perspectiva pedagógica em que o professor pode conduzir através do processo de interação e construção do conhecimento.
Ainda segundo prof. Anilbo o Termo " Educação Emocional" não é algo que seja desconhecido entre pais e muito menos entre educadores, porém muitos ainda tratam com certa insegurança e certo receio, já que para muitos é um "assunto para psicólogos".
Bom na verdade acredito que enquanto educadora precisamos ampliar as informações, fazer estudos e melhorar as relações emocionais em nossas escolas, cultivar e cativa nossos alunos e educadores assim como os pais para que a educação escolar seja bem mais contextualizada, significativa e prazerosa.
Adoreiiiii ... Participar do Congresso e principalmente ter a oportunidade de sair mais rica de conhecimento através das palavras experientes do conceituado professor Nilbo Nogueira.


Professor autografando meu livro.


Estou lendo o livro de sua autoria do qual comprei no evento e indico àqueles que desejam saber mais sobre a importância da Educação Emocional. Breve estarei postando aqui minhas conclusões sobre essa excelente obra.