QUEM SOU EU

Minha foto
Formação em Pedagogia, UFPA e pós-graduada em Informática na Educação - UEPA. Atuando na Rede Municipal e Estadual de Educação em Castanhal/Pa

domingo, 12 de julho de 2009

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Campanha Educativa - MEU CORPO NÃO É BRINQUEDO.
















18 de maio - Dia Nacional de Luta contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolecentes.



O 18 de Maio foi instituído pela Lei Federal Nº. 9970/00 como do Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração sexual. A motivação para criação de uma data, como mais um elemento de reforço ao enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, foi criar capacidade de mobilização dos diferentes setores da sociedade e dos governos e da mídia para formação de uma forte opinião pública contra a violência sexual de criança e adolescente. Por outro lado a intenção é estimular e encorajar as pessoas a denunciarem/revelarem situações de violência sexual, bem como criar possibilidades e incentivos para implantação e implementação de ações de políticas públicas capazes de fazer o enfrentamento ao fenômeno, no âmbito do combate à impunidade e de proteção e promoção às pessoas em situação de vítimas ou vitimização, conforme estabelece o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescente.
A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973 em Vitória-ES um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas 08 anos de idade que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta daquela cidade. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda prescreveu impune.
Desde a criação da Lei do 18 de maio a sociedade civil organizada promove atos de mobilização social e política na perspectiva de avançar no processo de conscientização da população sobre a gravidade da violência sexual e ao mesmo tempo impulsionar a implementação do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescente, aprovado pelo CONANDA em 2000 no marco dos 10 anos do ECA.
A partir de 2003 a mobilização do 18 de maio passou a ser coordenada conjuntamente pelo Comitê Nacional e o governo federal por meio da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, contando com a parceria da Frente Parlamentar dos Direitos de Criança e do Adolescente do Congresso Nacional.
Nesse movimento de luta a Escola Estadual Maria da Merces Conôr participou de um evento promovido pela Prefeitura Municipal de Castanhal com seguinte tema : MEU CORPO NÃO É BRINQUEDO. Nossa escola inserida na programação apresentou uma peça teatral do qual foi apresentada na cuminância da programação nas dependências do SESC/Castanhal.

Final de semestre é chegada a hora das férias....






































O semestre que passou foi simplesmente INCRÍVEL! Já estamos com saudades e planejando muitas novidades para o próximo semestre. Amamos trabalhar junto com vocês e espero que vocês possam curtir muito as férias e voltar com muitas coisas para contar. Quem, como eu, não vai viajar, aproveite as delícias do nosso Pará.
Nada de ficar só computador! Aproveitem para ir à praia, jogar futebol, caminhar, ler um livro, ir ao cinema, ao teatro, conversar ao vivo (não pelo MSN), abraçar os amigos, conversar na calçada, e outras coisas que eu sei que vocês podem fazer para curtir essas férias.
É bom dormir um pouquinho depois de almoçar.
Ver um filminho e pipocas estourar...
E quando a saudade apertar...
Já está na hora de voltar!
Um grande abraço, felicidade e paz. Até breve!



quarta-feira, 8 de julho de 2009

JUSTIÇA SOCIAL


A justiça social hoje, urge por uma valorização, ou melhor, necessita resgatar sua identidade. Precisa retomar sua essência que é promover ações de respeito ao outro, validar o direito de cada cidadão de modo que possa usufruir e praticar seus direitos e deveres.
A ausência de Justiça Social estimula apenas a decadência do ser humano; fragiliza as relações humanas, tornando a sociedade cada vez mais preconceituosa; oportunista, autoritária; subdesenvolvida e marginalizada.
È preciso reencontrar valores que facilitem a construção de uma nova sociedade que possa investir na sua capacidade de evoluir culturalmente, economicamente, politicamente e socialmente com projetos de vida coletiva que primem a ética, moral, respeito mútuo e a solidariedade.
Hoje pratica-se mais injustiça. A sociedade padece com a ausência de seus direitos fundamentais como : educação, saúde, emprego, reflexo negativo e histórico, resultante da distorção desses valores tão fundamentais para a vida.
A justiça social deve ser sinônimo de oportunidades para todos. Deve ser projetada às gerações futuras como força motriz da igualdade, do bem estar, sendo geradora da transformação de um mundo menos excludente e violento; com uma cultura de paz que qualifique o ser humano em nível de desenvolvimento das emoções de modo que caminhe em direção da inclusão social, ou seja, deixe de praticar tantas injustiças.
Sonhos são possíveis, pois dependem do homem. Para torná-lo possível é preciso educar o homem, apresentar caminhos, soluções, conceitos... Assim, a identidade da justiça social será resgatada por essa geração e às gerações futuras.

Minha redação da prova discursiva TJE/PA ano 2006

terça-feira, 7 de julho de 2009

Educadores e Educadoras


Castanhal, 30 de junho de 2009.

Final de semestre é chegada a hora das férias...

O semestre que passou foi simplesmente INCRÍVEL! Já estamos com saudades e planejando muitas novidades para o próximo semestre. Amamos trabalhar junto com vocês e espero que vocês possam curtir muito as férias e voltar com muitas coisas para contar. Quem, como nós, não vai viajar, aproveite as delícias do nosso Pará.
Nada de ficar só computador! Aproveitem para ir à praia, jogar futebol, caminhar, ler um livro, ir ao cinema, ao teatro, conversar ao vivo (não pelo MSN), abraçar os amigos, conversar na calçada, e outras coisas que eu sei que vocês podem fazer para curtir essas férias.
É bom dormir um pouquinho depois de almoçar.
Ver um filminho e pipocas estourar...
E quando a saudade apertar...
Já está na hora de voltar!

Um grande abraço, felicidade e paz.
Até breve!
Lidiane Queiroz

Assim Sou .



Quantas vezes
Já me perguntaram
Quantas vezes
Já me indagaram
Quem é você…
Como você é…
De onde vem
Pra onde vai…
Quantas perguntas
Quantos julgamentos
Quantos enganos
Quantos…
Tudo é tão simples
Sou assim…
Nasci e cresci
Num lar com muito amor
Com muito calor…
Sou amor, sou paixão…
Sou amiga, sou mulher…
Sou esposa, sou mãe.
Sou carinho, sou ternura…
Sou encanto, sou magia…
Sou o que sempre fui
Seja aqui seja lá
Seja onde for…
Você saberá onde me achar
Você saberá
Quando eu chegar.
Será emoção
Será ternura
Será magia
Será encanto.
Quem sabe…
Um dia você…
Descubra quem sou…
De onde vim
Pra onde vou…
Entre linhas
Entre versos