QUEM SOU EU

Minha foto
Formação em Pedagogia, UFPA e pós-graduada em Informática na Educação - UEPA. Atuando na Rede Municipal e Estadual de Educação em Castanhal/Pa

quarta-feira, 8 de julho de 2009

JUSTIÇA SOCIAL


A justiça social hoje, urge por uma valorização, ou melhor, necessita resgatar sua identidade. Precisa retomar sua essência que é promover ações de respeito ao outro, validar o direito de cada cidadão de modo que possa usufruir e praticar seus direitos e deveres.
A ausência de Justiça Social estimula apenas a decadência do ser humano; fragiliza as relações humanas, tornando a sociedade cada vez mais preconceituosa; oportunista, autoritária; subdesenvolvida e marginalizada.
È preciso reencontrar valores que facilitem a construção de uma nova sociedade que possa investir na sua capacidade de evoluir culturalmente, economicamente, politicamente e socialmente com projetos de vida coletiva que primem a ética, moral, respeito mútuo e a solidariedade.
Hoje pratica-se mais injustiça. A sociedade padece com a ausência de seus direitos fundamentais como : educação, saúde, emprego, reflexo negativo e histórico, resultante da distorção desses valores tão fundamentais para a vida.
A justiça social deve ser sinônimo de oportunidades para todos. Deve ser projetada às gerações futuras como força motriz da igualdade, do bem estar, sendo geradora da transformação de um mundo menos excludente e violento; com uma cultura de paz que qualifique o ser humano em nível de desenvolvimento das emoções de modo que caminhe em direção da inclusão social, ou seja, deixe de praticar tantas injustiças.
Sonhos são possíveis, pois dependem do homem. Para torná-lo possível é preciso educar o homem, apresentar caminhos, soluções, conceitos... Assim, a identidade da justiça social será resgatada por essa geração e às gerações futuras.

Minha redação da prova discursiva TJE/PA ano 2006

2 comentários:

  1. Parabéns pelo seu Blog!!!!
    Ficou ótimo, concerteza vai ser um espaço rico de idéias e valores para construção de uma educação realmente transformdora.
    Zélia Gadelha.

    ResponderExcluir
  2. obrigada minha amiga pelo comentário

    ResponderExcluir

POSTAR UM COMENTÁRIO