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Formação em Pedagogia, UFPA e pós-graduada em Informática na Educação - UEPA. Atuando na Rede Municipal e Estadual de Educação em Castanhal/Pa

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

PSICOPATIA

Imagens : Fonte

http://www.emule.com.br/lista.php?keyword=Stout&ordem=CAROS



LER É PRECISO SEMPRE !!!!!!

Outro dia estive em certa farmácia de conveniência, daquelas amarelinhas, por sinal conhecidíssimas !!!! rss .... Em sua livraria, deparei- me com dois livros que abordam a temática psicopatia. Acabei comprando duas obras com autores distintos , sendo a primeira obra intitulada : “MENTES PERIGOSAS” , e a segunda obra "MEU VIZINHO É UM PSICOPATA, autoria de Martha Stout !!! Hoje por coincidência, ao navegar na interne,t encontrei a divulgação de uma das obras no blog da SEMED/Castanhal. Aproveito o ensejo, para indicar a segunda obra, por sua pertinência, tão quanto a primeira . Leia, leia, leia... vamos trocar idéias face o assunto. O profissional de pedagogia precisa estudar, entender e ampliar seu repertório de conhecimento sobre o assunto, haja vista que, na prática sócio-pedagógica, no espaço escolar, na empresa, nos grupos sociais...; o pedagogo é o interlocutor/estimulador informações e formação do indivíduo; devendo conduzir as pessoas para a prática do diálogo, troca de conhecimento e elaboração de conceitos mais definidos, desmistificados face ä mitos ou preconceitos sobre a temática aqui abordada significativamente. O profissional de pedagogia em sua formação, tão quanto em sua prática docente deve incorporar o perfil de mediador de informações oportunas, principalmente saber como melhor conduzir/ intervir em casos reais de suspeita de indivíduos de perfil psicótico; quando solicitado também, de modo que, tenha condições mínimas e/ou mediana para que reconheça/detecte indivíduos com características deste transtorno anti-social e assim tenha melhor condição de auxiliar/ajudar aqueles (alunos, jovens, idosos, etc) que estão sendo prejudicados/manipulados por indivíduos sociopáticos. Esse profissional da educação pode e deve ser mais um representante social que a comunidade escolar entre outros possam recorrer em busca do amparo profissional e este por fim exerça seu papel de cuidador/mediador com muito mais segurança, subsídios, respaldo e iniciativa profissional para intervir na problemática face aos órgãos , fazendo valer os direitos e deveres do cidadão; inclusive encaminhá-los ä profissionais Especializados como psicólogos e/ou psiquiatras para uma análise/diagnóstico mais técnico e preciso destes e assim compor um trabalho de intervenção e auxiliar aqueles que foram prejudicados socialmente por estes indivíduos possuidores de MENTES PERIGOSAS. Atualmente, muito tem se ladeado na mídia nacional e internacional o tema psicopatia por conta das ocorrências policiais com casos extremos em que pessoas são vítimas diárias desses indivíduos, independendo de classe social, raça, cor e gênero. Esse transtorno é algo em nossa sociedade que deve ser discutido, debatido nas escolas, igrejas,empresas, clubes, entre profissionais da educação, saúde.... Convivemos diariamente com pessoas que apresentam esse Transtorno de Personalidade Anti-Social, vulgarmente chamado Sociopatia, todavia desconhecermos o assunto de forma mais profunda e ampla, ou seja, somos "leigos" de informação sobre esses indivíduos anti-sociais que passam ou “convivem” conosco tanto no ambiente de trabalho, no lar, nas amizades, festas.... Segundo dados estáticos de pesquisas atuais, em cada 25 pessoas 1 (uma)é sociopata, ou seja, aquele que não tem remoço, arrependimento, é manipulador, não sente compaixão, é frio, calculista, se diverte e sente prazer em ver o outro sofrer com suas peripécias maléficas. O profissional da educação nesse contexto precisa cada vez mais conhecer esse tipo de transtorno e os efeitos negativos proporcionados pelo psicopata ä sociedade. Desta forma, a leitura indicada/sugestionada por técnicos da SEMED/CASTANHAL chama/estimula/provoca /desperta o desejo pelo saber mais, para educar mais !!!! Grande valia para ajudar/auxiliar profissionais da educação e comunidade em geral suspeitar/detectar/identificar indivíduos com esse perfil de personalidade anti-social. Assim, com mais clareza e informações necessárias o educador pode melhor intervir junto a outros profissionais ( psicólogos, assistentes sociais) no espaço escolar; com procedimentos necessários de intervenção e encaminhamentos necessários aos profissionais especializados no assunto.

Assim, estaremos cada vez mais contribuindo com a sociedade atual desfazendo os “nós” no espaços sociais e principalmente no espaço escola que deve sempre ser dialógica, informativa, preventiva e sempre harmonicamente social.

Quero aqui aproveitar esse espaço e convidar pessoas interessadas, profissionais da Educação, da Saúde e Assistência Social exercitar a leitura dessas obras entre outras e formar uma comunidade sobre o assunto em evidência construindo uma rede de relatos sobre suspeitas de casos, experiências vividas ou observadas no meio social, seja no trabalho, na família ou outros espaços sociais. !!!! Email : lidqueiroz@hotmail.com

Um abraço a todos da SEMED. Lidiane Queiroz - Coordenadora Pedagógica Escola Nazaré Torres - Jardim Imperador